Há 27 anos nascia ele. O cara das 8 pedaladas. O craque Santista. Robison de Souza ou simplesmente Robinho.
Tudo começou como brincadeira, mais o talento do craque chamou à atenção de um olheiro do clube de futsal da Baixada Santista. Robinho e sua família gostaram da ideia e aceitaram. No futsal, o já habil Robinho, com tão pouca idade, ainda muito esguio, desenvolveu ainda mais seu controle de bola.
Alguns anos depois Robinho saiu do time da Baixada, e foi para outro clube, já em Santos, onde continuou se destacando com sua habilidade. Logo depois viu surgir uma oportunidade do futsal do Santos.
Em 1996 Robinho trocou as chuteiras de quadra pelas de campo. Fez um teste na equipe infantil de futebol do campo e foi aprovado. E logo viria a ser um Menino da Vila.
Sua primeira chance pelo profissional foi no Torneio Rio-São Paulo em 2002. Na época o time estava passando por "mals bucados" o técnico responsável por lançar Robinho, Celso Roth, foi substituído por Emerson Leão. Com Leão do comando jovens como Robinho, Léo, Elano e Renato, Alex, André Luis e Maurinho, mesclados com jogadores mais experientes, se mostraram peças fundamentais para funcionamento do time e conquistaram o Campeonato Brasileiro de 2002.
Sua estreia foi contra o Corinthians onde o Peixe venceu por 3x1.
Depois disso ele assumiu de vez como profissional do Santos. Conquistando títulos ao lado de seu parceiro de time, Diego.
Após uma temporada de 2003 abaixo do que era esperado, Robinho explodiu em 2004, marcando 21 gols em 36 partidas no Brasileiro. Robinho também ajudou o Santos a chegar na final da Taça Libertadores de 2003, perdendo para o Boca Juniors na final.
O desempenho de Robinho começou a chamar à atenção dos maiores clubes da Europa, como Real Madrid, Chelsea, Milan, Bayern Munique e esteve a um passo de assinar pelo Benfica, não fosse o seqüestro de sua mãe.
No final de 2004 sua mãe foi sequestrada e libertada dois meses depois.
Após sua saída do Santos seu nome foi empregado em um dos campos do CT Meninos da Vila, local onde atuam as categorias de base do Santos. Também dá nome à antiga sede social do Beira-Mar, em São Vicente, onde hoje há um centro esportivo público municipal.
Em 2005 o craque deixou o Brasil e assinou com o Real Madrid. E em 2008 foi negocioado ao Manchester City.
Em 2010 o filho voltou á casa por meio de um empréstimo. No Santos ao lado dos Meninos da Vila, Neymar, PHganso e André, O Santos brilhou. Conquistando o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil. E ainda garantindo uma vaga da Seleção Brasileira na Africa do Sul.
Depois de conquistar a Copa do Brasil seu empréstimo chegou ao fim. Não se sentindo bem no City, Robinho assinou contrado com o Milan jogando ao lado de Ronaldinho e Alexandre Pato.
Hoje Robinho é titular na Era Mano Menezes. Eesta tendo ótimo desempenho no Milan.
E o que nós desejamos a ele? Além de paz e amor. Desejamos todo o sucesso do mundo e que essa estrela Santista brilhe cada vez mais independente do time em que ele jogar.
#ParabénsRobinho.
Por: @becamelo_SFC