Giovanni Silva de Oliveira. Nascido no dia 04 de Fevereiro de 1972 completa hoje 38 anos de Glorias e sendo o nosso Eterno Camisa 10.
Giovanni revelado pelo Taça Luz em 1990, foi logo negociado com o Tana Luso onde se destacou e foi contratado pelo Remo. Mais permaneceu pouco tempo, assim como no Paysandu e no Sãocarlense.
Enquanto jogava pelo Sãocarlense fez muito sucesso e chamou a atenção do Santos, que o contratou em 1994. E se tornou o maior ídolo da nação santista na década de 90, levando o time ao vice-campeonato brasileiro em 1995 e sendo artilheiro do Campeonato Paulista de 1996.
Em 1996 muito aclamado e valorizado, foi vendido para o Barcelona, onde ganhou inúmeros títulos, como dois Campeonatos Espanhóis, duas Copas Rei, uma Supercopa Européia, uma Recopa Européia e uma Supercopa da Espanha.
Da Espanha Giovanni se mudou para a Grécia, para defender o Olympiacos. No clube grego mais uma vez sua estrela brilhou e foi novamente multicampeão. E até hoje é considerado um dos melhores jogadores da historia da liga grega.
Em 2005 ele retornou ao Brasil com contrato assinado com o Santos e foi recebido com festa na Vila Belmiro no dia 3 de junho. A segunda passada do craque pelo Santos esteve no auge no dia 31 de Julho, quando realizou uma partida memorável contra o Corinthians. Chegou a liderar a corrida pela Bola de Ouro, conceituado prêmio da Revista Placar, dado ao melhor jogador do campeonato. Mais caiu de rendimento logo na reta final do certame.
No dia 14 de Janeiro de 2006, a direção do clube dispensou o craque sem maiores explicações. Encerrando assim o segundo ciclo com a camisa alvinegra.
Logo em seguida assinou com o Al Hilal, onde ficou até 2007 e sendo mais uma vez destaque. Depois de passar pelo Ethnikos, Sport, onde ficou por poucos dias, Mogi Mirin, a pedido de Rivaldo, presidente do clube, fazendo um gol importante para evitar a queda do time para a segunda divisão, O Camisa 10 voltou para o Santos.
Na reestréia de Giovanni, no dia 17 de Janeiro de 2010, o Santos goleou o Rio Branco por 4 x 0 pelo Campeonato Paulista. Torcedores santistas ovacionaram o camisa 10 durante o aquecimento e sua entrada em campo, que acabou dando assistência para o gol do meia Paulo Henrique, trazido pelo próprio Giovanni para o time santista.
No dia 14 de Fevereiro ele marcou seu primeiro gol depois da reestréia, na vitória por 2 a 1 sobre o Rio Claro.
Hoje ele não joga mais pelo Santos. Mais negocia para ser olheiro do time em sua terra Natal, e depois de ter trazido PH ganso ninguém tem como duvidar que ele irá cumprir muito bem a missão.
Por: @becamelo_SFC